FELV

FELV – Entenda a importância sobre o diagnóstico

A FELV é uma doença conhecida como Leucemia Felina. É causada por um retrovírus da família retroviridae e pode ser transmitida pela saliva, através de lambeduras, mordidas, comedouros e bebedouros compartilhados e também pelas fezes e urina. Portanto, quando muitos gatos compartilham o mesmo ambiente, isso se torna um grande problema pois trata-se de uma enfermidade altamente contagiosa que não depende de um ferimento aberto para que a infecção ocorra. A transmissão também ocorre pelo leite através da amamentação e também na gestação de mãe para filhote pela placenta.

felv

O vírus da Leucemia Felina é encapsulado, logo é pouco resistente no ambiente frente à higienização com água, sabão. Por isso, a limpeza do local onde os gatos permanecem é muito importante para eliminar o vírus e evitar a contaminação horizontal, ou seja, a transmissão de um animal para outro.

A FELV é uma das principais causas de óbito de gatos. O vírus pode acometer as vias respiratórias, a medula óssea, comprometendo a produção de novas células sanguíneas, o que pode levar às anemias não regenerativas graves, atacar as células de defesa resultando na queda da imunidade, o que aumenta os riscos de contrair outras doenças. Além disso, pode provocar leucemia e surgimento de linfomas.

Quando suspeitar da FELV?

Se o bigodudo costuma ficar doente com frequência, significa que sua imunidade está baixa e, portanto, vale a pena procurar um veterinário para o diagnóstico. Os principais sintomas são febre, anorexia, perda de peso, perda de apetite, apatia e dificuldade respiratória.

Os Filhotes são mais suscetíveis e os adultos costumam ser mais resistentes. Existem casos em que o organismo de um animal infectado consegue regredir e debelar a infecção e, até mesmo, um animal positivo pode viver sem manifestar nenhum sintoma.

A FELV é transmitida com facilidade de um animal para outro. Por isso, antes de introduzir um novo integrante no lar gateiro, busque o diagnóstico do bichaninho.

Existe vacina contra FELV para prevenção dos animais negativos, no entanto, os positivos não podem ser vacinados. Por isso o diagnóstico é tão importante!

A vacina tem uma eficácia de 90%, então, no caso dos gatos que nunca contraíram o vírus da FELV, além da vacinação, impedir o acesso às ruas e realizar a castração para evitar fugas é a melhor forma de prevenir.

Como saber se o bichano é positivo?

O diagnóstico pode ser realizado por exame de sangue que detecta a presença do agente causador da doença. Contudo, se no primeiro teste o resultado der negativo é recomendado repetir o teste posteriormente com intervalo de poucas semanas, pois há possibilidade de o vírus não ter passado para a corrente sanguínea.

Meu bichano é positivo para FELV. E agora?

Os cuidados dos animais positivos consistem no tratamento suporte dos sintomas e deve ser acompanhado pelo médico-veterinário. A FELV não tem cura, entretanto, o manejo realizado adequadamente e os cuidados paliativos são essenciais para propiciar longevidade e bem-estar aos gatos.

Acompanhe mais publicações sobre a saúde dos pets

Bibliografia Conusltada

Pagani, A. C., Schumacher, N., dos Santos Silva, A. P., Diesel, L. P., Bertolazzi, S., & Gheno, B. P. (2024). Vírus da Leucemia Felina (FeLV): Prevenção, Diagnóstico e Cuidados Necessários. Revista Foco, 17(8), e5884-e5884. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/5884

Alves¹, M. C. R., de Castro Conti, L. M., de Andrade Júnior, P. S. C., & Donatele⁴, D. M. (2015). Leucemia viral felina: revisão. Pubvet, 9, 052-100. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/

Gostou dos conteúdos? Compartilhe!
WhatsApp
Facebook
X
LinkedIn

Destaques

Compartilhar

Mais Botupharma PET

Catálogo Botupharma Pet

Preencha o formulário e baixe nosso catálogo.