Confira alguns cuidados básicos de higiene bucal para manter o seu pet saudável
Cuidar dos dentes dos pets merece tanta atenção quanto cuidar de outros órgãos e sistemas. Você sabia que cães e gatos, assim como nós, também têm troca da dentição?
Na primeira dentição dos cães, nascem 28 dentes que correspondem aos nossos dentes de leite e depois são substituídos por 42 dentes permanentes. Já os gatos, tem 26 dentes na primeira dentição e apresentam a substituição completa por 30 dentes permanentes até completarem 7 meses de idade!

A doença periodontal é o acúmulo de placas bacterianas que ao se mineralizarem, viram tártaro e, uma vez instalado, não é possível removê-lo com a escovação nem com os produtos disponíveis no mercado.
No início, o tártaro é um “mau silencioso”, mas com o tempo, além de causar o desagradável mau hálito, traz muitos problemas que podem colocar a vida dos pets em risco. As bactérias ali presentes podem ir para a corrente sanguínea e causar danos ao coração, rins e fígado.
Atenção aos sinais nos pets!
Sentir aquele odor ruim na boca dos bichanos e totós indica que algo não está normal, sendo esse o primeiro sinal percebido por nós.
O tártaro danifica as gengivas, o ligamento periodontal e o osso alveolar, que são os tecidos de sustentação do dente. Em consequência disso, os dentes podem ficar moles, surgirem problemas de gengivite, sangramento e retração gengival.
Para evitar o surgimento do tártaro a escovação é essencial. Você pode acostumá-los desde filhotes fazendo brincadeiras: abra a boca de seu pet e manuseie os dentes com dedeira de silicone ou uma escova macia, assim ele vai encarar a escovação como um momento rotineiro e prazeroso de interação.
Procure recompensá-lo com petiscos saudáveis (cuidado com as quantidades), ou com os próprios suplementos palatáveis de rotina após a escovação, assim ele terá uma lembrança positiva desse momento.
Como tratar?
Quando as placas de tártaro já estão presentes, a única maneira de eliminá-las é por meio da remoção mecânica, uma limpeza dentária que deve ser realizada pelo médico veterinário de sua confiança.
Para esse procedimento é necessário sedação e pode ser realizado em qualquer idade, mas antes, é preciso passar pela avaliação veterinária, que irá determinar quais exames e cuidados serão fundamentais para o animalzinho passar pelo procedimento.
Depois de uma bela limpeza, o sorriso do seu pet ficará saudável novamente, mas para evitar que o tártaro se forme mais uma vez, é preciso fazer a manutenção diária.
Por isso, não abra mão da escovação com produtos sem flúor, desenvolvidos especialmente para uso veterinário e indicados pelo profissional que cuida do seu pet para manter a saúde bucal e geral dos nossos amados bichinhos!
Para a prevenção de futuras complicações na saúde oral, a Botupharma oferece produtos para cuidar do seu pet, saiba mais sobre a linha Odontogard®